Institucional

CSA: Sustentabilidade por meio do uso da energia fotovoltaica

15.09.2020

CSA: Sustentabilidade por meio do uso da energia fotovoltaica

A Ordem Franciscana, desde o seu aflorar, sempre esteve intimamente ligada à natureza e consequentemente à sua preservação. Nosso pai São Francisco nos ensinou e ainda nos ensina a conviver em harmonia com os irmãos e as irmãs, a respeitar e contemplar toda a criação de Deus.

Seguindo seus passos, hoje com uma realidade bem complexa, na qual usufruímos de forma desenfreada a natureza que nos rodeia, temos que procurar meios de sermos diferentes, de viver em harmonia e equilíbrio para preservar um futuro digno às novas gerações. Nesse sentido, os franciscanos têm procurado desempenhar voz profética contra injustiças e descaso com nosso planeta, em busca de novas expectativas de como viver de forma concreta o exemplo de São Francisco de Assis nesta realidade que nos cerca.

Em conformidade com o Projeto GerAÇÃO Sustentável, lançado em agosto de 2019, os frades franciscanos transformaram o Colégio Santo Antônio autossuficiente na produção de energia, investindo na instalação de 560 placas solares fotovoltaicas, com potência de 340 watts cada uma. Com isso, a partir de 2020, o CSA terá energia limpa, renovável e sustentável. A expectativa é que o CSA possa produzir 262.816 KWh de energia por ano. Isto é, o colégio deixará de liberar 37.202 kg de CO2 na produção de energia de combustíveis fósseis.

Do ponto de vista pedagógico, os benefícios são incalculáveis, afinal diversas áreas do conhecimento serão exploradas, potencializando o engajamento da comunidade escolar, contribuindo na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e preocupados com as futuras gerações.

Além de ser um dos passos mais importantes para a construção de um mundo responsável, equilibrado e livre da escassez de recursos, o desenvolvimento de um projeto sustentável está de acordo com os ideais de São Francisco de Assis, patrono do meio ambiente, e com a missão da Rede Educacional Franciscana - REF. Esta importante aquisição foi uma iniciativa da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, mantenedora do Colégio Santo Antônio, e da JPIC, que é um serviço que atua em defesa da Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Paz e Bem!

Compartilhe: