Institucional

CSCJ - Comunicado

17.04.2020

CSCJ - Comunicado

Senhores pais / responsável, Paz e Bem!

A atual pandemia criou um ambiente de grande complexidade que está atingindo diretamente o interior das nossas famílias. Temos acompanhado diariamente esses impactos, tanto na organização familiar dos nossos alunos como nos lares dos nossos professores e funcionários, que estão atuando a partir de trabalho remoto. É neste ambiente de incertezas que o Colégio Sagrado Coração de Jesus tem dedicado total atenção para encontrar o equilíbrio em meio à crise. Compreendemos perfeitamente o anseio por respostas e posicionamentos, mas tenham a certeza de que cada passo da Instituição está respaldado por muita responsabilidade, empatia e respeito a toda a comunidade escolar. Por isso, compartilhamos abaixo as definições para algumas das principais questões recebidas pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus neste momento:

Flexibilização no pagamento: compreendemos perfeitamente a situação de muitos Pais ou Responsável que já possam estar sentindo de maneira simultânea e profunda o impacto negativo da crise em seu orçamento familiar. Por isso, para quem se enquadrar nessa situação e não conseguir cumprir com a responsabilidade financeira dentro do prazo de vencimento da mensalidade, estamos oferecendo novas condições* de pagamento, disponíveis para consulta no atendimento pelo telefone (64) 9 9642-4942.

*Contamos com a consciência individual de cada Pai ou Responsável no sentido de utilizar as condições especiais apenas em casos de real necessidade.

Como apontamos acima, o Colégio Sagrado Coração de Jesus está disponível para atendê-los a fim de dialogar individualmente mediante a realidade de cada família, considerando a apresentação de propostas que assegurem manter a entrega de serviços essenciais e de qualidade aos nossos alunos em paralelo com a manutenção dos nossos custos fixos, como folha de pagamento dos nossos profissionais, manutenção da nossa infraestrutura, além de novos investimentos em soluções e suporte de tecnologia educacional, entre outros. Importante salientar que, mesmo com o Colégio fechado para impedir a aglomeração de pessoas e cumprir as determinações do poder público, mantemos ativos nossos contratos de serviços com fornecedores e a manutenção da infraestrutura para que nossos alunos tenham o melhor ambiente possível no retorno às aulas.

Neste período de quarentena, o Colégio Sagrado Coração de Jesus também continua com sua estratégia pedagógica direcionada à manutenção do ensino e aprendizagem de qualidade dos nossos alunos e aproveita a ocasião para esclarecer dúvidas adicionais em relação ao encaminhamento pedagógico atual:

Organização familiar e Participação dos Pais: entendemos que, em período de quarentena e de home office, as aulas assíncronas permitem que cada família possa organizar melhor o seu tempo, sem prejudicar ninguém por conta de possível necessidade de acompanhar ou dar atenção aos seus filhos no momento dos estudos. Assim como no regime de aulas presenciais, nas aulas remotas, o pai deve continuar com a mesma conduta de orientador, apoio e suporte de estímulos ao filho. Jamais exercer a obrigação de “fazer” o papel do professor. Na parceria Família-Escola mostre ao seu filho a importância das aulas remotas em tempos de pandemia e isolamento social, como a única alternativa de continuar a aprendizagem. Estabeleça organizações internas nesse propósito, registre as dúvidas e sugestões para encaminhá-las aos professores e assessoras pedagógicas, conforme foi orientado nos comunicados anteriores. Não se frustre com alguma situação em querer resolver tudo para os filhos. O contexto é de novidades e quebras de paradigmas, nesse caminho com certeza surgirão erros e desafios, os quais pela parceria Família-Escola, sistematizaremos em aprimoramentos diários nos procedimentos pedagógicos. Partilhe tudo conosco!

Aulas Remotas: não há ainda uma previsão de retomada às aulas presenciais. O Colégio Sagrado Coração de Jesus cumprirá as recomendações dos órgãos competentes nesse âmbito. É importante ficar claro que as aulas remotas em todos os segmentos não têm a finalidade de se sobrepor à relevância das aulas presenciais. Diante da necessidade emergencial de isolamento social e a imprevisibilidade de retorno às aulas presenciais a única alternativa que temos para manter o nosso compromisso com os pais e alunos são as aulas remotas, caso contrário o prejuízo será irreversível.

Investimentos e Aprimoramentos: desde o início da paralisação das aulas presenciais, toda equipe pedagógica foi surpreendida com esse novo cenário que não depende da nossa vontade. A partir dessa circunstância a direção da REF e Colégio trabalham para aprimorar os procedimentos na modalidade de aulas remotas. Reforçando o nosso compromisso de aprendizagem significativa, na primeira semana do mês de maio, iniciaremos uma nova parceria com os recursos de uma das mais inovadoras plataformas de tecnologia educacional do mundo, a Google For Education, parceria que trará novos diferenciais aos alunos e professores, tanto no atual cenário, quanto posteriormente no decorrer do ano letivo.

As atividades digitais serão consideradas aulas presenciais? Neste momento, há muitas incertezas na área educacional e o Colégio Sagrado Coração de Jesus tem acompanhado diariamente as determinações das autoridades públicas, incluindo o Ministério da Educação. A definição mais recente é a Medida Provisória n. º 934, publicada no dia 1.º de abril de 2020, que permite a redução dos 200 dias letivos para a Educação Básica, mas com a permanência da obrigatoriedade das 800 horas de carga horária mínima. Diante desse panorama, conteúdos serão retomados, após o retorno das atividades presenciais, e haverá a reorganização de nosso calendário a partir do que decidirem os órgãos governamentais.

Nesse sentido, o Colégio Sagrado Coração de Jesus tem garantido aos nossos alunos a continuidade da jornada de ensino e aprendizagem que, quando interrompida, pode gerar prejuízos à formação dos estudantes. Por isso, continuamos com o trabalho ativo e formação permanente dos nossos professores, mesmo por meio de trabalho remoto, permitindo o acesso diário a conteúdos de estudo no REF CONNECT. Para manter o fluxo de atividades, contamos com uma grande equipe de funcionários, que atuam nas áreas pedagógica, administrativa, tecnológica, entre outras, e que também enfrentam o atual desafio global junto às suas respectivas famílias.

Por que o Colégio não antecipou as férias? As Escolas não têm autonomia para alterar o calendário escolar e por isso estamos aguardando as orientações dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação, que são os Órgãos responsáveis pela normatização dos calendários escolares. Na nota pública nº 01/2020, de 9 de abril de 2020, o Conselho Estadual de Educação determinou que as férias escolares sejam mantidas para o mês de julho. A nota ainda alerta que: ”toda e qualquer instituição de ensino que, por conta própria, declarar férias em outro período que não seja julho, estará descumprindo as normas estabelecidas por este Conselho. Calendários escolares alterados sem a validação do Conselho Estadual de Educação ou pelo Conselho Municipal de Educação no caso de municípios com sistema de ensino, não terão validade legal”.

Contamos com a compreensão de todas as famílias, e tenham a certeza de que a equipe do Colégio Sagrado Coração de Jesus, que é feita de pessoas apaixonadas pela missão educadora, está totalmente engajada para superarmos juntos esse desafio. Continuamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas por meio do Fale Conosco (www.refeduc.com.br); telefone celular e WhatsApp (64) 9 9642-4942 ou e-mail: secretaria@refeduc.com.br

Pela intercessão de São Francisco de Assis e Santa Clara, Deus os abençoe! Paz e Bem!

Fraternalmente,

Veanney Monod Emidio Vaz

Gestão Escolar

Frades Franciscanos Menores e Coordenação Pedagógica

Colegiado da REF

Compartilhe: