Institucional

2º dia do II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos

28.08.2018

2º dia do II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos

No segundo dia do II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos, os alunos do Colégio São Francisco de Assis (GO) receberam os congressistas e, logo em seguida, houve a celebração do Ofício Divino das Comunidades (ODC), coordenada pela Província Nossa Senhora da Assunção – Bacabal (MA).

Frei Everton Leandro Piotto, OFM – da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, mediou as atividades do dia e saudou os participantes. Em seguida, a diretora do Colégio São Francisco de Assis (GO), Carla Camargo da Fonseca, convidou os alunos do Ensino Médio que encenaram a música “Canta Francisco”.

Com o tema “Educação Franciscana e Cultura Inter-religiosa”, a palestra foi ministrada pelo Psicólogo e Doutor em Educação Artur Vandré Pitanga, que introduziu uma reflexão a partir do questionamento: o que é ser franciscano? E, com isso, conduziu seu raciocínio apresentando os seguintes elementos: sensibilidade; solidariedade; esperança ativa; fraternidade; compaixão; abertura ao diálogo; amor, coragem e sabedoria; justiça; conhecimento e reflexões profundas sobre a vida. De acordo com o palestrante, o jeito de “ser franciscano” é a base do educador franciscano: a dinâmica ensino/aprendizado passa pela vivência da realidade, compreende-se a complexidade do ser humano, a diversidade cultural no mundo e uma observação acurada da atualidade. Em relação ao aspecto da inter-religiosidade, afirmou que a cultura religiosa é formada por pessoas curiosas que procuram conhecer e entender a diversidade humana, e que a educação franciscana deve promover o respeito, a paz e a compreensão desse processo. Concluiu que o desafio dos educadores franciscanos é fazer com que os jovens gostem de estar no ambiente de aprendizagem e que sejam capazes de enxergar e repensar as estruturas da sociedade, denunciando as injustiças sociais.

As oficinas tiveram início na segunda parte da manhã e se estenderam até o primeiro momento da tarde, com os seguintes temas: “Administração Humana e Solidária”, conduzida por Frei Fabiano Satler, OFM, sob a secretaria de Muriel Amorim; “Psicologia Humana e Solidária”, conduzida pela Irmã Marinêz Arantes da Silva, OSF, sob a secretaria de Frei Hélio Moraes, OFM; “Pedagogia Humana e Solidária”, conduzida pela Gestora Stela Regina Wontroba, sob a secretaria de Amanda Caroline; e “Franciscanismo Humano e Solidário”, conduzida por Frei Bruno Scapolan, OFM, sob a secretaria de Frei Ronildo Arruda de Souza, OFM. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar as quatro oficinas propostas.

Terminadas as oficinas, foram apresentados os Projetos Inovadores Educacional, Humano e Solidário das cinco Províncias da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB): Província Nossa Senhora da Assunção (MA/PI); Província Franciscana da Santa Cruz (MG); Custódia Sagrado Coração de Jesus (SP); Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO) e Província Imaculada Conceição do Brasil (SP), para socializar e divulgar os trabalhos desenvolvidos no campo educacional franciscano.

Após as apresentações dos Projetos, iniciaram-se as Plenárias sobre as Oficinas Administrativa, Psicológica, Pedagógica e Franciscana, em que os congressistas tiveram a oportunidade de rever de maneira sistemática o Humanismo Solidário a partir dessas perspectivas.

As atividades do dia foram encerradas com apresentações artísticas, numa animada Noite Cultural.

Compartilhe:   

Ver todas as imagens